09 novembro 2014

Primeira Resenha do Blog: O Doador de Memórias

        Oiii Amores *-*  Tudo bem com vocês? 
Achei que essa fosse uma ótima ocasião pra preparar a primeira resenha do Blog, todo mundo por aqui saiu pra ir fazer o Enem, tá uma paz tão grande que tá difícil de acreditar ainda :3.  
 Então esse foi o livro que eu terminei de ler primeiro, á alguns dias, e achei simplesmente perfeito .. fiquei/to louca pra ver o filme *--*




Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente – o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.
Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.


Resenha: 
       A história se passa dentro de uma comunidade, onde os cidadões não tem a mínima ideia do que realmente acontece ao redor deles além do que deixam claro; Essas pessoas tem um conhecimento limitado, fazem o que dizem pra elas fazerem, e são impostas a elas centenas de regras no qual se quebrarem alguma delas serão punidos ou como dizem "Dispensados" que é o que acreditam ser quando mandam as para fora da comunidade por desobedecer alguma lei. 
     E dentro dessa comunidade existe Jonas, e sua família, formada por sua mãe, seu pai e sua irmãzinha Lily. Jonas é um garoto que apesar de também ter um conhecimento um tanto limitado como os outros, pensa diferente deles, não estando totalmente satisfeito com o minimo de liberdade que lhes são dados.
Todo o conflito acontece na grande e esperada Cerimônia dos 12(assim como também existem a do 7,8,9) que é a idade onde é designada a profissão que cada individuo vai exercer por toda a sua vida, o mais tenso é que até para isso as pessoas não tem escolhas próprias pra dizer que profissão quer já que é pra toda a vida e há quem faça isso por elas. Nessa cerimônia cabe a Jonas a profissão de Recebedor de Memórias, uma profissão nada comum entre eles. Como recebedor de memórias Jonas terá o dever de receber e guardar com ele todas as memórias alegres quanto tristes, o que é bem doloroso, já que todas as memórias tristes e dolorosas são encarregadas apenas a uma pessoa e repassada adiante, livrando todas as outras desse vexame. 
A história vai te deixar bem curiosa e fascinada ao longo que vai se desenrolando :) Jonas se dar conta de todo o passado e as maravilhas do mundo que lhe foram roubados. Mas o que há de se fazer num lugar onde não exista pobreza, crime, violência,fome, divórcio e nem mesmo cores? 



         Bom.. eu estava refletindo aqui e achei uma coisa muito interessante rsrs.. Nessa comunidade eles (não sei quem exatamente) impõe várias regras para não haver nenhuma discórdia entre as pessoas,o que causa uma paz absoluta.. Ex: Não pode apontar as diferenças da outra pessoa de nenhuma forma, tipo se eu citar que seu cabelo tá estranho, ou que dedo do pé é feio kkkkkk Ou que você tem um olho maior que outro, esses tipos de defeitos naturais, que as vezes fazem as pessoas se sentirem mal, não é permitido. Entre vários outras, leis como essas fazem a população permanecer numa Paz Estável, apesar de não terem escolhas próprias ou sentimentos reais, ou uma dor verdadeira, não existem guerras, oposição, discórdia, antipatia, nem lembranças.É uma coisa pra repensar duas vezes se fosse no mundo onde vivemos em que a violência já é algo comum.

Espero que tenham gostado da resenha.. Beijos :**

5 comentários:

  1. Ótima resenha, parabéns! Que vontade de ler esse livro, vou procurar mais sobre o autor :3
    xoxo'

    sobreviventeaadolescencianerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha flor,já estava querendo ler esse livro,e depois dessa sua resenha estou super curiosa ainda mais para ler ele <3
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece uma historia incrível, algumas pessoas dizem que é ruin esse livros outras que é bom, depente muito da pessoa né? Eu prefiro aqueles livros que fazem chora sabe? hahaha, vou ver se compro esse pra ver se gosto! Parabéns pelo blog linda, sucesso Amanda <33

    http://elaesuascoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Gostei bastante da história nunca li o livro, mais já ouvi falar rsrsr, ele parece ser muito bom, já quero ler, vai para lista de livros para ler nas férias rsrsr
    Beijos

    blogthayseferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da sua resenha, Amanda! Achei bem completa e nada cansativa... E como você aparentemente gosta muito de ler, seria legal que escrevesse mais vezes.

    Um beijo enorme,
    http://depoissdosdezoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

©
Winter Birds - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Vitória.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo